Professora da UFPR ganha concurso da World Animal Protection
Professora da UFPR ganha concurso da World Animal Protection por proposta contra sofrimento de animais em sala de aula
Foram inscritos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais nas universidades da América Latina
A professora do Departamento de Veterinária, Simone Tostes de Oliveira Stedile, foi uma dos três vencedores do concurso “Métodos substitutivos ao Uso Prejudicial de Animais no Ensino Humanitário da Medicina Veterinária e Zootecnia na América Latina”, promovido pela organização World Animal Protection (WAP).
A proposta da professora foi o desenvolvimento de um modelo de sondagem uretral em cadelas para os treinamentos das aulas de Semiologia. De acordo com a WAP, a seleção dos três trabalhos vencedores seguiu critérios que levaram em consideração: a originalidade do método; a inovação; o impacto do uso deste método substitutivo no corpo docente e no corpo discente; a eficácia pedagógica e a possiblidade de replicação em outras escolas; e, principalmente, o impacto na redução e/ou eliminação do uso prejudicial de animais no ensino da Medicina Veterinária.
“As práticas vencedoras demostraram ser relevantes, eficazes e viáveis; pois mimetizam praticas clínicas, cirúrgicas e semiológicas relevantes para a formação do futuro médico veterinário”, manifestou–se oficialmente a organização. “A World Animal Protection gostaria ainda de parabenizar todos os participantes pelos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais, evitando que estes sejam utilizados de forma prejudicial em salas de aula. Permitindo, assim, um ensino ético e humanitário da Medicina Veterinária em nosso continente”, complementou.
http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/17-professora-da-ufpr-ganha-concurso-da-world-animal-protection-por-proposta-contra-sofrimento-de-animais-em-sala-de-aula/