Professora da UFPR ganha concurso da World Animal Protection

18/12/2015 16:28

Professora da UFPR ganha concurso da World Animal Protection por proposta contra sofrimento de animais em sala de aula

Foram inscritos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais nas universidades da América Latina

A professora do Departamento de Veterinária, Simone Tostes de Oliveira Stedile, foi uma dos três vencedores do concurso “Métodos substitutivos ao Uso Prejudicial de Animais no Ensino Humanitário da Medicina Veterinária e Zootecnia na América Latina”, promovido pela organização World Animal Protection (WAP).

A proposta da professora foi o desenvolvimento de um modelo de sondagem uretral em cadelas para os treinamentos das aulas de Semiologia. De acordo com a WAP, a seleção dos três trabalhos vencedores seguiu critérios que levaram em consideração: a originalidade do método; a inovação; o impacto do uso deste método substitutivo no corpo docente e no corpo discente; a eficácia pedagógica e a possiblidade de replicação em outras escolas; e, principalmente, o impacto na redução e/ou eliminação do uso prejudicial de animais no ensino da Medicina Veterinária.

“As práticas vencedoras demostraram ser relevantes, eficazes e viáveis; pois mimetizam praticas clínicas, cirúrgicas e semiológicas relevantes para a formação do futuro médico veterinário”, manifestou–se oficialmente a organização. “A World Animal Protection gostaria ainda de parabenizar todos os participantes pelos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais, evitando que estes sejam utilizados de forma prejudicial em salas de aula. Permitindo, assim, um ensino ético e humanitário da Medicina Veterinária em nosso continente”, complementou.