Cecal fornece animais para o Butantan e ajuda resolver o desabastecimento de vacinas.

17/05/2012 16:14

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e de tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços, responsáveis pela liberação de todos os lotes imunobiológicos utilizados no país, inclusive as que são utilizadas em clínicas particulares e fornece apoio técnico-científico para os fabricantes.

Atua em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros parceiros, sendo o único país da América do Sul pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde para o controle de vacinas.

O Programa Nacional de Imunizações comunicou oficialmente em março ao INCQS o desabastecimento da vacina Tríplice Bacteriana (DTP) no Brasil, que previne a difteria, tétano e coqueluche, produzida pelo Instituto Butantan e da vacina combinada DTP-Hib (que também protege de infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b) produzida por Bio-Manguinhos. O componente DTP da vacina de Bio-Manguinhos é produzido no Butantan. Para verificar o fato o INCQS enviou pesquisadores ao Instituto,  e constatou que dentre outros motivos o animal utilizado nos ensaios de potência do componente pertussis, o camundongo suíço, não é o mais adequado para esse teste. A cepa mais indicada é o camundongo NIH, que não é produzido em quantidade suficiente. Para resolver esta questão o INCQS solicitou ao Cecal os animais para atender ao Butantan e desta forma regularizou o abastecimento. Depois deste episódio, foram  fornecidos por mais duas vezes os camundongos NIH, de modo que o abastecimento nacional dessas vacinas foi regularizado.

Karen Friedrich, INCQS, ressalta que o papel do Cecal foi cumprido de forma excepcional, pois nos últimos dois anos a qualidade do animal produzido melhorou de forma significativa, inclusive conseguindo atender todas as solicitações nas quantidades desejadas.

Este trabalho é resultado do empenho de todos da unidade, e os frutos colhidos é a satisfação de saber que os esforços mútuos ajudaram a população, pois o maior comprometimento de ser Fiocruz é promover a saúde incondicionalmente.

 
Centro de Criação de Animais de Laboratório
Assessoria de Comunicação
Tel: + (21) 3194-8468 / 8469
Email: