Curso de Manejo e Ciência de Animais

 

Curso de manejo e ciência de animais de laboratório.

 

  1. A CEUA vem informando desde 2012 que solicitará o certificado de curso de manejo eciência de animais de laboratório dos membros da equipe (estudantes) de novos protocolos submetidos. A partir de setembro de 2015 tornou-se obrigatório comprovar esta certificação para alunos de pós-graduação e pesquisadores em pós-doc, quando da submissão de protocolos novos.
  1. Em reunião de Maio de 2016, dando sequência a este processo, a CEUA-UFSC deliberou por esta obrigatoriedade também para os estudantes de graduação (IC, TCC, e outros) engajados em projetos de pesquisa que envolvam animais vertebrados, a partir de março de 2017.
  1. Esclarecemos que estes cursos de manejo podem ser implementados em diferentes modalidades: como disciplina obrigatória ou optativa de graduação ou pós-graduação, como atividade de extensão ou curso de capacitação. O importante é que o curso seja ministrado e tenha um certificado oficial da instituição, que pode ser o próprio histórico escolar.
  1. As propostas de curso ou disciplina devem ser encaminhadas para a CEUA-UFSC através do formulário on-line, mesmo que não utilizem animais em procedimentos práticos.
  1. O curso deverá prever a carga horária mínima de quinze horas presenciais e deverá conter os itens previstos no guia para elaboração da disciplina.
  1. Para alunos de graduação, o curso poderá ser não presencial, desde que preveja métodos de avaliação que contemplem a ementa mínima e emita um atestado academicamente válido, seja o histórico escolar ou certificado de extensão.

7. Seguem os links para acessar as orientações sobre o curso de manejo: Memorando Circular nº04/2017Memorando Circular n.º01/2016, Correspondência MEM C 2/CEUA/PRPE/2012 e o Guia para elaboração da disciplina.

Cursos de Manejo Credenciados – CEUA – UFSC