Pesquisadora brasileira ganha o Prêmio da Declaração de Basileia deste ano para Educação em Pesquisa em Animais

07/07/2017 18:03

Este ano, a Sociedade Declaração de Basileia (BDS) concede o Prêmio de Educação em Pesquisa Animal pela sexta vez. O vencedor do prêmio 2017 é Cilene Lino de Oliveira do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Esta simpática cientista brasileira ensina o curso “Cuidados e bem-estar dos animais de laboratório” em sua universidade e espera ganhar ainda mais experiência internacional através do atendimento ao curso na Suíça, para que ela possa oferecer aos alunos o melhor ensino possível.

Com a concessão de seu prêmio à Cilene Lino de Oliveira, o BDS tem o prazer de ver essa distinção sendo conferida a uma cientista comprometida, além de professora com fortes habilidades de comunicação.
Ela participará de um curso certificado de uma semana no Instituto de Ciência de Animais de Laboratório da Universidade de Zurique, com todas as despesas pagas pelo BDS. Os participantes deste curso aprendem como os princípios dos 3Rs são implementados na prática diária de experiências com animais em benefício de animais de laboratório.
Os 3Rs representam Replace, Reduce and Refine. O conceito de Substituir significa que métodos alternativos, como simulação por computador ou culturas de células, devem ser usados ​​em vez de experiências com animais sempre que possível. O termo “Reduzir” refere-se aos esforços dos pesquisadores para manter o número de animais utilizados em cada experiência ao mínimo absoluto através do planejamento ótimo de suas experiências. O princípio de Refinar requer que os animais de laboratório sejam tratados com o maior cuidado  e com as melhores condições de habitação possíveis durante toda a vida, tanto na criação dos animais como também ao longo do experimento.

Cilene Lino de Oliveira continuará a defender os princípios dos 3Rs e da ética no manejo de experimentos com animais em sua universidade. Ela também é embaixadora da Sociedade Declaração de Basileia e está comprometida com o cumprimento da Declaração de Basileia. “Espero que a experiência neste curso melhore minhas habilidades para treinar pessoas que realizarão experimentos com animais no meu instituto. Além disso, espero trazer para casa a experiência necessária para ajudar a consolidar a educação na pesquisa com animais na minha universidade “.